sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Conhecer

Levado a este tema por uma troca de palavras por esta via deu-me vontade de elaborar.

No decorrer de diálogos que se vai tendo por esta via virtual em certos casos começa a aparecer uma certa aproximação que leva a que se possam dar outros passos na senda do maior conhecimento do próximo.

O percurso mais corrente passa por um início na troca de palavras via fóruns, blogs, chats ou afins, em seguida aparecem os mails, e o ultimo patamar via net é o MSN ou outro equivalente.

Em seguida acabam por aparecer as SMS e eventualmente a palavra falada via telefone.

Este percurso pode culminar no encontro ao vivo geralmente simbolizado por o vulgo ir tomar um café, dado a que o café é apenas uma bengala para propiciar o dito encontro.

Ao longo deste conhecimento de ambas as partes começa a ser criada uma certa imagem da outra pessoa.

E aqui é que começa a bater o ponto, há quem diga e reafirme que fica desiludida quando conhece alguém ao vivo depois de conhecer por uma via virtual, e em tempos idos eu poderia ter concordado com essa opinião, mas neste momento discordo em absoluto.

E tudo começa com a criação da imagem da outra pessoa, porque ao se ir conhecendo pequenas partes em termos do modo de pensar e das ideias que a outra pessoa tem vai-se fazendo a personagem.

Mas o primeiro erro que se pode cometer ao construir a personagem é o extrapolar a partir dos dados que se tem e aí sim a imagem que se cria pode sair completamente da realidade.

Agora se não forem feitas extrapolações e se crie a imagem, mesmo que com espaços em branco, apenas com base nas certezas que se tem a probabilidade de erro é bem menor.

Desde que passei a adoptar este método, logicamente depois de erros e desilusões, nunca mais fiquei desiludido quando alguém voltei a conhecer, ou seja, quando estive ao vivo com algum virtual conhecimento, o que aconteceu sim no encontro foi um complementar do conhecimento para que a imagem passe a ficar completa.

Depois sim com a imagem mais completa poder-se-á chegar á conclusão que a pessoa interessa ou não, mas desiludido com um conhecer ao vivo à muito que não estou porque não crio expectativas vou apenas com o que realmente conheço.

14 comentários:

Paula disse...

Sem duvida que a imaginação é traiçoeira e leva-nos a idealizar o que supostamente queremos
O ideal concordo é não criar expetactivas e deixar fluir a mente sem a prender.
Dificil concordo mas com a pratica chegamos lá
Beijos azuis

Nokas disse...

É que enquanto é apenas via net, o mistério continua...

Sofia disse...

Olá Mega, interessante este tema. Penso que realmente o que nos leva a ficar ou não desiludidos são as expectativas que criamos da pessoa que está do lado de lá. E porquê? Porque idealizamos uma pessoa que queremos ver ou encontrar, não a pessoa que efectivamente lá está, a falar connosco, com os seus espaços em branco.
Tens uma pergunta minha na Mesa Redonda ;-)
Beijinhos,
Sofia

Mega disse...

@ Utena

A imaginação é tramada mesmo faz-nos levar para onde queremos e por vezes para longe da realidade.
mas trabalhar só com os factos assentes tambem não é dificil e posso garantir por experiencia própria que é muito mais seguro.

Beijos "imaginados"

Mega disse...

@ Nokas

Uma parte do mistério continua enquanto é via net...
E será que se quer para sempre o mistério?
E a curiosidade não se mata?
beijos sem mistério

Mega disse...

@ Sofia

Muito bom complemento é mesmo isso que eu penso mas logicamente que fiz asneiras antes de a tal chegar.
E já respondi à mesa.
Beijinhos

Gi disse...

Exº Sr Mega...
Então é assim...É um exemplo...
Eu e a minha amiga UTENA já nos conhecemos fisicamente(calma que não é nada do que estás a pensar),através de fotos,embora já nos conhecêssemos pela maneira como e sobre o que escrevemos...E simplesmente eu não me desiludi com ela,nem podia (é uma impossibilidade isso acontecer quando se gosta da maneira de pensar/agir/sentir de alguém),mas...não a imaginava de todo assim!
Olha J eu depois continuo que não estou a conseguir traduzir por palavras o que pretendo...
Até já*
(não é difícil ver por aqui que sou uma espalha brasas...)
Vou visitar a Utena que tu já estás a virar para outro lado!
Beijo*

Gi disse...

Mega não encontro a Utena,outra que me abandonou...Só gente ingrata nesta blogosnãoseiquê!

M. disse...

Como apontas para as duas vertentes não tenho grande complemento para acrescentar:)


"e em tempos idos eu poderia ter concordado com essa opinião, mas neste momento discordo em absoluto."

Para quem interessar: não fui eu que o fiz mudar de opinião...

lol

Paula disse...

Olha lá o D. Rosinha já te andas a desbroncar dos nossos conhecimentos pessoais via foto?
Aiii :)
Eu por acaso também não te imaginava assim mas gosto muito de tu!

Mega disse...

@ Rosinha

Estou mesmo muito muito triste contigo. Agora partilhas imagens coma Utena para alem de conhecimentos e comigo nicles.
Não sei não mas vou ponderar cortar as minhas RALAÇÕES contigo.
E não foi erro de ortografia o que escrevi era mesmo o que eu queria escrever.
Beijo mas hoje na mão

Mega disse...

@ M

Salvaguardada a tua posição confirmo-a.
Mas acrescento, contigo tenho aprendido e mais quero aprender.
Um beijo

Gi disse...

Ciúmes...
Tu não te comparas à Utena!
LOL...

Gi disse...

Mega vou responder a sério se conseguir...Não tens que estar triste comigo,tudo que partilho com a Utena posso perfeitamente partilhar contigo,aliás eu conheci-vos ao mesmo tempo e adoro-vos aos dois...Acontece que a Utena é mulher e tu és homem e isso pode dar azo a mal entendidos,dada a mentalidade vigente,no nosso país, remontar à pré-história!E numa amizade entre um homem e uma mulher há sempre quem veja mais qualquer coisa e tal...Mas não me esqueci do jantar que te obriguei a prometer-me.
Eu digo-te o ponderar cortar as tuas RALAÇÕES comigo. Reconhece que não consegues viver sem mim...
Beijo mas hoje na mão...Na mão?Qual mão?A tatuada ou a tatuada?
Beijo também na mão (já sei que não tens tatuagens)*