terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A razão e o coração

Já foram escritas muitas palavras sobre este tema, mas uma conversa que tive ontem fez-me pensar no assunto.

O coração neste caso não é o órgão que nos bomba o sangue mas sim uma expressão que significa uma certa forma de sentir, é o sentimento que aparece sem nenhuma razão aparente e que nos faz desejar algo, seja coisa ou uma expressão não física.

A razão não é o ter razão numa disputa mas sim uma conclusão ou decisão lógica, racional e fundamentada.

O atingir um equilíbrio entre a razão e o coração é algo a meu ver complicado, pois se vamos só pela razão pareceremos frios e insensíveis apenas olhando para a lógica fria da razão numa relação causa efeito ou dito por outras formas uma relação custo benefício.

Se vamos só pelo coração podemos correr o risco de sermos umas abelhas sempre a saltar de flor em flor sem pensar em consequências futuras apenas gozando o prazer do momento.

Eu sei que ainda não atingi o equilíbrio total.

Em termos profissionais só uma espécie de razão pura, racional, assertivo, lógico e todas essas coisas da razão pura. Daí (e não é para me gabar) ter atingido um patamar em que as minhas opiniões são sempre respeitadas e que quando aparece algo de bem complexo é a mim que recorrem para dar uma possível solução.

Agora em termos emocionais é o diabo, pois tanto sou racional como emocional e sem atingir o devido equilíbrio, pois já fui racional quando deveria ter sido emocional e vice-versa.

Com isso perdi coisas que poderiam ter sido maravilhosas e eventualmente ainda poderei continuar a perder, mas a busca do bom é sempre um longo caminho a percorrer.

E nada como escrever ou falar o estado de espírito para nos sentirmos melhor connosco mesmo.

Será que existe algum manual para ajudar a sabermos quando devemos seguir a razão ou o coração?

12 comentários:

Paula disse...

Mega penso que existe uma frase que diz que o coração por norma tem uma logica que a propria razão desconhece... se não é assim é parecida.
Manuais não existe, existe sensibilidade... o observar... e deixar a razão e o coração conversar e chegar a um entendimento.
Nem sempre sai bem... mas o que podemos fazer é aceitar o ensinamento e seguir em frente.
Emotivos como somos nessa parte da vida, sofremos, perguntamos onde erramos mas raramente cometemos o mesmo erro.
No fundo isso é o bom da vida...
Beijos razoavelmente no coração
:)

Nokas disse...

O único manual é o nosso discernimento...quando é possível usá-lo!

M. disse...

Racionalizar o emotivo é contra-natura. Um erro. O problema do emotivo é que a razão desconfia e, não raras vezes, tem medo...

Digamos que a razão funciona como sinto de segurança (não é uma bela imagem, mas serve...).

Aí entre o nosso individualismo e calculismo: quanto estou disposto a arriscar?


No fundo é isso...

E muito mais:)

Mega disse...

@ Utena

Numa coisa tens toda a razão, cometer o mesmo erro nunca, mas é tramado cometer-se tantos erros, mas vá lá são cada vez menos.
Beijos sem erros

Mega disse...

@ Nokas

É sempre o nosso discernimento sim, mas nem sempre conseguimos discernir bem pois estamos muitas vezes toldados por outras coisas.
Beijo nitido

Mega disse...

@ M

O problema é sempre o risco. E o calculo do risco é tramado.
Tenho que aprender a calcular melhor.
Beijo sem contas

Sofia disse...

Mega, esse manual chama-se bom senso. Depende basicamente da pessoa que tiveres à frente e depende também do que somos. Nem sempre é fácil equilibrar razão com emoção. Falo por mim se bem que tenho aprendido bastante como controlar mais o lado mais emocional. Como? Entregar-me, sim, mas com contenção e apenas quando a outra pessoa assim o merece. Como é que eu sei isto? Convivendo e indo vendo...basicamente será isso...e tecer poucas expectativas!
Beijinhos,
Sofia

Mentes Inconstantes disse...

Se houver um manual eu quero uma copia sff :)
BJ

Gi disse...

Mega estás a dar-me mais trabalho do que vales,mas ultimamente eu não te tenho passado chapa e convém compensar-te,não vás tu arranjar outra!Ficarias a perder,mas sei lá os homens escolhem sempre as piores...
Com quem é que tu conversa que tanto te faz pensar?
O coração,tu tens bom coração Mega,és boa pessoa e eu gosto de ti (estou a engraxar)!
O coração e a razão...Eis a questão!Um conselho...Não sejas abelha,eu não gosto!
Conheces alguém que tenha atingido o equilíbrio total?Eu não...
Mega UAUUUUU...TU és um narcisista,profissionalmente
falando...Em que patamar estás?Olha para cima...Olha...Estou lá eu!
Estou nada...Brincadeirinha,como dizem as brasucas!
Está a dar-me um sono que nem te passa,olha isso tira-me algum discernimento,portanto ignora as coisas que digo...
Estás a perguntar se existe manual,sabes que não...Ai!
Beijinhos manuais(existem?)*

Mega disse...

@ Sofia

Estou no caminho do bom senso, mas por vezes a vida vai pregando partidas, mas cada vez são mais evidentes e é mais fácil fugir delas.

Beijos com bom senso

Mega disse...

@ R

se eu o encontrar podes ter a certeza que contigo vou partilhar.

Beijo

Mega disse...

@ Rosinha

Depois de ler as tuas palavras e de estar com um torcicolo de olhar para cima...
Te digo que não sou abelha, já fui mas já me curei, não te vou dizer que posso ser leão pois podes interpretar mal, mas pronto sou eu sem me comparar a nenhum animal.

Beijos manuais para ti