terça-feira, 9 de novembro de 2010

Corrupção

Este é um tema que se está a tornar recorrente nas notícias do nosso país, mas não foram as notícias que me fizeram começar este escrito.

No local onde trabalho existe muita gente e muitas atribuições, e entre as diversas atribuições existem pessoas que andam na rua para fazerem a verificação de actos ilegais bem como a conformidade dos actos autorizados relativamente a eventuais autorizações emitidas.

É um segredo de polichinelo que existem elementos neste sector que recebem as chamadas “luvas” para fecharem os “olhos” a certas situações.

Mas finalmente na passada sexta-feira um foi apanhado com a “boca na botija” numa operação preparada pelas chamadas forças da ordem.

Espero que agora comece a haver uma certa moralização no funcionamento desses serviços.

Mas tudo isto fez-me lembrar episódios do meu passado, a primeira abordagem que tive nesse campo tinha ainda uns verdes 24 anos e foi no meu primeiro emprego. Foi de tal modo que fiquei sem palavras o que acabou por ser a melhor opção, um fingir que não tinha ouvido.

Passados uns quatro anos ainda nesse local vi uma situação que indiciava algo de semelhante e como tinha a ver com o meu trabalho embora não directamente fui tal relatar ao administrador dessa casa pois o dito tinha aspecto de sério. Resultado fui posto numa prateleira porque o dito também comia da panelinha.

Passados vários empregos e passadas várias abordagens e conhecimentos vim trabalhar para o local onde ainda trabalho.

Três anos após aqui estar fui para um sector fazer um trabalho que tinha uma fama dos diabos em que circulariam muitos envelopes por debaixo da mesa.

Descobri muita coisa estranha, fiz muitas propostas de correcção mas tirando a circulação dos envelopes pouca coisa mudou e deixei de fazer esse trabalho o que me diz que a força de certas influencias é mesmo muito grande.

Mas no fim disto tudo existe uma coisa que me faz sorrir, posso entrar seja onde for com a cabeça levantada pois sei que nada devo a ninguém e que não me dobrei aos favores e que o que tenho foi resultado do meu trabalho e nada mais.

16 comentários:

DANIEL disse...

Vim ter ao seu blogue através de outros blogues e gostei do último post...De facto há coisas que toda a gente sabe mas que se perpetuam no tempo,a corrupção...
Poder andar de cabeça levantada é um grande feito!

Gi disse...

Mega eu gosto de ti,acho que é por causa da tua maneira de ser!
Beijinho*

M. disse...

Voltaste! Pensei que tinhas acabado...

Também é bom que, feito o ajuste de contas, segues em frente...

Do tema: Sempre houve; sempre haverá; Somos nós!

Anônimo disse...

Pensamos que não ia voltar a escrever!
Ainda bem que nos enganamos...
Beijos a triplicar...

Mega disse...

@ Daniel

Benvindo a este espaço.
E sim é um enorme alívio poder andar de cabeça levantada.
Aparece sempre e deixa o teu contributo.
Um abraço

Mega disse...

@ Tilida

Ainda bem que de mim gostas eu de ti tambem gosto beaucoup.
E ainda não vistes a maneira de estar...
Nessa altura foges...
Beijos a sorrir-te

Mega disse...

@ M

Eu não voltei eu nunca fui
Na conclusão disse que continuaria a escrever mas sem obrigação temporal.
E aqui estou.
E de nós há tanto para escrever...
Baci

Mega disse...

@ Marias de Portugal

Pensaram mal Marias pois aqui estou.
Voces é que nada teem escrito...
Três beijos

Paula disse...

Os homens vão sempre ser homens. Os dinosauros do tempo vai ser sempre tres e um deles é a corrupção.
Ter a cabeça levantada e alma limpa não é uma maneira de estar é um estado de alma.
Um que te acenta que nem uma luva

AFONSO R: disse...

Então avisa-me primeiro...Para ter tempo de fugir!

AFONSO R: disse...

Isso da maneira de estar é para todos ou era só para a Tilida?Se era peço desculpa por meter a foice em seara alheia...

Mega disse...

@ Utena

Não uso muitas luvas mas destes uma optima imagem e um bom complemento como sempre.
Um beijo

Mega disse...

@ Afonso R

Em primeiro lugar benvindo a este espaço.
E aviso de tudo o que possa alguem prejudicar.
E neste espaço nada é completamente privado as palavras são publicas são para todos lerem por isso nunca se mete a foice em seara alheia
Um abraço

Gi disse...

Alguém se perdeu nesta troca de palavras!
Teve piada!
Eu não fujo...Prometo!
Beijos cheios de graça*

Mega disse...

Eu sei que não foges e que vais estar por aqui.
E só se perde quem não vê bem o contexto...
E vais cair em graça?
Beijos sorridentes

Gi disse...

Eu já caí em graça e sou engraçada...
Foge que ainda vais a tempo!
Blá!