terça-feira, 16 de novembro de 2010

Defenições com quase 10 séculos

Passeando por páginas de um livro encontrei duas frases escritas no século XI ou XII que não resisto a transcrever pela actualidade das mesmas.
O autor chamava-se André o Capelão e viveu no que actualmente é a França:

- "O amor é uma paixão inata cuja origem radica na percepção da beleza do outro sexo e na obsessão por essa beleza, por cuja causa se deseja, acima de qualquer outra coisa, possuir os abraços do outro e, nestes abraços, cumprir, de comum acordo, todos os mandamentos do amor."

- "Durante séculos, as mulheres têm sido obrigadas ao casamento, como moeda de troca. Sabes? O casamento divulgado raramente costuma durar."


Acho que são umas óptimas palavras para se reflectir...

11 comentários:

Paula disse...

Antes de mais tenho que dizer que a sorte do Sr Capelão era não fazerem churrascos na altura dele senão.... era bem passadinho.
De resto concordo... As experiências são para serem vividas, sentidas...
Por isso gosto tanto da frase...
"Vive com paixão, ama com ardor odeia com fervor, não vivas nada a meia luz... Para viveres a sério acende todas as luzes e vivencia todos os momentos"

beijos

Gi disse...

Folgo em saber que também gostas de História...
Beijinhos seculares*

Gi disse...

Bonita definição de amor...
Beijos de comum acordo...

M. disse...

Prefiro esta (salvo erro é de um académico francês...)

O amor é uma coisa que torna as pessoas ainda mais estúpidas...

Vendo bem...

Paula disse...

Vendo bem M tens toda a razão

Gi disse...

Ó Mega vim agora do blogue da Utena...Explica lá,como se eu fosse muito burra,o que queres dizer com aquela treta toda...
A minha opinião mantém-se!
Beijos*

Mega disse...

@ Utena

Bom complemento como sempre, obrigado
Beijo a fugir das fogueiras

Mega disse...

@ Tilida 1 e 2

Gosto de história e muito sabendo o passado muito melhor se entende o presente e as repetições que existem de factos passados.

Beijo de séculos

Mega disse...

@ M

Por vezes mais estúpidas sim mas geralmente quando o amor é unilateral,. se for biunívoco não será assim tão estupidificante, antes pelo contrário.

Beijo sereno

Mega disse...

@ Tilida 3

Com calma vou tentar explicar-te,
Como eu disse para ti o sexo é uma consequência e também o dissestes que para ti só aconteceu como tal, coo consequência de sentimentos que considerastes partilhados.
O que eu quis dizer é que também pode haver o sexo pelo sexo tal com a Utena referiu e bem e que daí se pode tirar muito prazer desde que se tenha consciência do que se está realmente a fazer.
Ao dizer-te para experimentares foi apenas para vincar um ponto de vista meu, que é, não se pode dizer que não se gosta sem se experimentar, seja lá o que for.
Pode-se dizer que não se quer experimentar mas nunca que não é bom.
E tendo em conta que neste espaço deixei de ter receios de dizer seja o que for vou continuar.
Para se conhecer o sexo é bom passar por todas as experiências e vou passar a descrever-te resumidamente a minha experiência dividida em cinco capítulos:
- Sexo pela descoberta, já o fiz e sairá amanhã um post sobre esse tema foi bom mas não se irá repetir.
- Sexo pelo sexo, já fiz sou pessoa para o repetir desde que as duas partes assim o desejem, é bom mas não é completo.
- Sexo pago já o fiz também mas esse apenas dá alívio físico momentâneo e uma enorme frustração depois, não repetirei.
- Sexo homossexual, experimentei e posso dizer que não gostei mesmo mas não faço juízos de valor.
- Fazer amor (e aqui deixo a palavra sexo de fora) de certeza o melhor que pode haver mas que seja amor das duas partes e não apenas de uma.
Espero que tenhas entendido
Beijo esclarecedor

Gi disse...

Mega eu só não percebo o que não quero...
Eu queria era que tu explicasses com essa calma e esse bom senso que te caracterizam e que muito admiro!É que eu não sou nada assim,sou um tsunami...
Quando não estiver em estado de choque eu disserto sobre esse assunto...
Olha...rs...tu a falares de História!
Eu sou professora de História ó Mega...
Mas sou polivalente e multifacetada (eu a gabar-me,lol)daí ter que canalizar a minha criatividade e imaginação infindáveis para outras áreas,no caso o design de ideias...
Olha tu nunca perdes a calma?Se soubesses o esforço que faço para não me passar...
Deixa-me recuperar que isto de ser insultada não é para qualquer uma,é um privilégio que eu tenho que digerir;isto da exclusividade fascina-me...
Beijos fascinantes*