sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Dar e receber

Estas são duas actividades que supostamente deveriam dar prazer tanto a quem dá como a quem recebe.
Existe também uma frase feita que diz que é maior o prazer de dar que o de receber mas esta também se encontra conotada a crenças religiosas.
Mas como é normal neste espaço vou escrever sobre o dar e o receber em termos das minhas sensações e não relativamente às frases feitas.
No inicio da minha vida, miúdo mesmo logicamente que só existia o prazer de receber, a parte do dar era apenas uma obrigação que estava balizada por datas geralmente anos e Natal.
Com o dealbar da adolescência começaram a aparecer as coisas que se davam mas com a intenção de se vir a ter algo em troca não exactamente do mesmo teor mas sim de teores bastante diferentes.
Nem sempre ou melhor quase sempre nunca deu resultados mas naquela altura pensava-se que essa seria a maneira correcta de se atrair alguém ou de levar a que quem tenha recebido a prenda a “fazer” algo que nos poderia agradar.
O tempo foi passando e o dar e o receber passou mais a um ritual do que propriamente um prazer, chegou mesmo a um ponto em que se tornou mais uma obrigação mesmo.
Tirando excepções até há cerca de três ou quatro anos para mim o dar era mesmo obrigação, e o receber era visto de um modo muito egoísta ou seja olhava para o que recebia “per si” e pelo que poderia significar apenas para mim sem ter em conta o que poderia pensar ou sentir a pessoa que me estaria a dar seja o que for.
Aos poucos comecei a mudar, comecei a dar sem ter em conta datas mas apenas o prazer de dar, o ver algo, achar que tem a ver com alguma pessoa e no momento comprar e oferecer, mas sem me preocupar com datas marcadas pelas convenções desta sociedade em que estamos.
E nessas alturas ter também o enorme prazer de ver o efeito em quem se dá.
Esse efeito para mim é ainda superior ao prazer que posso ter quando me oferecem alguma coisa.
Para algumas (muito poucas pessoas) e pelo prazer que elas sentem acabo por cair nas chamadas datas convencionadas mas não exactamente pela data mas sim pelo prazer que sinto ao ver a reacção de quem recebe.
Posso concluir que tenho mais prazer no dar do que no receber mas já vejo o receber de uma forma mais abrangente pois não olho para o “objecto” em si apenas mas para toda a envolvente, ou seja quem oferece e porque oferece aquela determinada coisa.
Mas algo mais aprendi também tanto no dar como no receber pois pode-se dar imensa coisa que não teem que ser objectos físicos, por vezes um gesto, uma palavra, podem ter muito mais significado que qualquer coisa material.
Por isso digo devemos todos dar mas de um modo realmente sentido porque mesmo que seja só no acto de dar recebemos imenso em troca.

9 comentários:

M. disse...

Até se poderia fazer uma História da humanidade com base nas tuas reflexões...

Dar e receber e obviamente: não dar/não receber são actos que movem as pessoas e moldam o mundo.

Poder-se á dizer "Diz-me o que dás. Diz-me o que recebes! E dir-te-ei quem és!"

Paula disse...

Sem duvida que o prazer que sentimos em agradar alguem deveria ser já a parte do receber.
Adoro dar... uma prenda...uma flor...um abraço porque sim. porque me apetece... mas de facto o que gosto mais e o receber... o sorriso... o olhar embragado a felicidade de quem recebe o que lhe foi dado conta muito mais

Sóninha disse...

Hoje em dia ninguém dá nada a ninguém e não falo só de bens materiais...
De qualquer forma eu confesso que gosto das duas coisas...
Beijo.

Mega disse...

@ M

Quando escrevi estas palavras não estaria a ser tão abrangente eram apenas a transcrição de uma experiencia pessoal.
Mas vendo bem és capaz de ter razão porque o que faz mover o mundo é o dinheiro quer se queira quer não.
Obrigado pelo complemento
Beijo

Mega disse...

@ Utena

Tenho que te dizer que para mim o prazer que sinto na reacção de algo que dou é suficiente para nada mais receber.
Falando de objectos em termos de sensações e sentimentos é maravilhoso dar e receber.
Beijo especial

Mega disse...

@ Soninha

Tenho que discordar contigo.
Ainda existe quem dê e quem receba com prazer e que o demonstre.
Se calhar talvez não conheças as pessoas certas.
E gostamos os dois de dar e receber.
E para ti um beijo especial

Gi disse...

Eu prefiro dar a receber e se tiver que receber quero ter sido eu a primeira a dar...Não sei se percebes?
Se forem coisas materiais detesto receber e até me sinto constrangida...Gosto de receber afecto,carinho,... e isso não me constrange,muito pelo contrário...Alimenta-me!
Beijinhos de borla*

Gi disse...

Esqueci-me de dizer que gosto de receber os teus comentários,sabem bem!
Beijinhos com sabor à escolha do freguês...

Mega disse...

Percebi sim o teu dar e receber.
E de uma certa forma é o que á nossa física e não mental distancia fazemos.
Beijos de partilha